segunda-feira, 15 de setembro de 2014

0 ACONTECENDO:NÃO TE CONTEI?

 BOA TARDEEEEE!

Início de semana, retorno ao trabalho, aos compromisso, por isso desejo a vocês uma semana colorida, maravilhosa e abençoada.
Vamos ler algumas notícias que rolam por aí?


1.FEIRA LITERÁRIA DO PARÁ - FELIPA

Realizou-se nos dias 13 e 14 de setembro, no Centro Cultural Tancredo Neves, em Belém, a Feira Literária do Pará-FELIPA que teve como objetivo a divulgação do trabalho de escritores paraenses.O evento teve a participação em estantes dos Escritor Paraense, Nossas Letras, editoras Paka-Tatu e Tempo.O encontro cultural aconteceu junto com o 36 Horas de Teatro com a apresentação de várias peças com artistas locais e de outros municípios.
Estive na feira e conheci o escritor Alfredo Bragança e o poeta Eduardo Santos ambos têm livros publicados e já escrevem há um tempo. Adquiri livros de suas autorias e já reservei um tempo para me deleitar com as leituras  porque sei que são dois talentos e merecem ser apreciados.
A iniciativa da feira foi excelente, agora precisamos de mais incentivo do governo e de divulgação para que realmente se valorize o trabalho dos escritores paraenses.O idealizador da feira escritor e professor Alfredo Bragança pretende levar a feira a outros municípios do Estado.
A cultura e os amantes dos livros agradecem pela iniciativa.

 2. O CARIMBÓ


 O ritmo contagiante do carimbó, dança criada no século XVII por negros africanos e com influência indígena e da cultura ibérica, tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.A dança é uma manifestação da cultura paraense que agora recebe atenção do governo estadual, haja vista vários projetos realizados em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SECULT). O projeto Pôr do Som há 14 anos é valorizado na Estação das Docas, onde vários grupos já se  apresentaram, o que vem acontecendo sempre às sextas-feiras. Outro projeto é o "Som do Pau Oco" que foi criado em 2009 pela Fundação Carlos Gomes.Para divulgação do ritmo a Rede Cultura de Comunicação fez um documentário "Pau e corda, histórias de carimbó" que já foi exibido em rede nacional pela TV Brasil, no programa "Brasil tem Disso".
Realmente o carimbó é tudo de bom.Sou paraense, mas não sei dançar bem, não tenho jeito, danço assim mesmo.

3.A ORTOGRAFIA PODE MUDAR

A Comissão de Educação do Senado quer alterar a ortografia n Brasil com um novo projeto de Lei que deve ser apreciado em 2015.O projeto é da autoria do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) que pretende colocar em discussão, através de videoconferências, com linguistas portugueses de Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
A Comissão do Senado formou um grupo técnico coordenado por Ernani Pimentel e Pasquale Cipro Neto com o objetivo de alterações ortográficas para facilitar o ensino e aprendizagem da escrita, assim como reduzir o número de regras.
Uma das propostas é a extinção da letra h em inicial de palavras (homem = omem); a simplificação dos dígrafos ( chave = xave), (guerra = gerra); o fim do hífen e certas palavras seriam como na fala (analisar = analizar).
O projeto é polêmico.Mas segundo Marco Bagno erro de ortografia não é erro de português porque a ortografia não faz parte da gramática da língua, mas um artifício inventado pelos seres humanos para registrar as coisas ditas.A ortografia é um decisão política, uma lei , um decreto assinado pelos que tomam as decisões em nível nacional.A ortografia pode ser modificado ao longo do tempo por certos critérios políticos, sentimentais e religiosos, menos científicos.
Como professora acho estranho certas palavras como "Omem, xave", pois já internalizei a ortografia vigente e mudar seria um novo aprendizado.

4.LANÇAMENTOS

 Os lançamentos continuam e agora é a Riachuelo em parceria para um verão quente com a Triya.São peças para esperar o sol como maiôs, biquínis, toalhas, sandálias e acessórios.A coleção chega na próxima sexta-feira (19.09) e os preços entre R$ 39,90 e R$249,90.
A marca Triya faz cinco anos que desfila suas peças bacanérrimas no Fashion Rio.
Outra novidade que já está espalhada por aí e a parceria da Riachuelo com a Versace, ainda em 2014, tudo com peças inspiradas em Donatella.
Aguardar, né?

  
 5. LOUIS VUITTON LANÇA LIVRO

Os fotógrafos famosos Mario Testino, Helmut Newton, Annie Leivobitz e Patrick Demarachelier assinam as fotos do livro Loius Vuitton Fashion Protography com lançamento previsto para o mês de outubro.O livro terá cerca de 200 imagens, que incluem as melhores campanhas publicitárias e editoriais com as peças famosas da LV, além disso há trechos contando a história da grife francesa desde 1950 até os dias atuais.Sem dúvida a grife tem grande importância no mundo da moda.
Quem não gostaria de ter uma bolsa Louis Vuitton? Há muitas falsificadas por aí com o símbolo famoso, eu evito de comprar, não gosto de falsificação.


6.COLEÇÃO DUPLA DE MAQUIAGEM

Quem gosta de maquiagem  vai gostar da coleção estrelada por Sharon e Kelly Osbourne, mãe e filha, que lançam uma coleção em tons vibrantes com um toque rocker para a M.A.C.
Depois da parceria com o estilista Pedro Lourenço e a cantora Rihanna chegou a vez de Kelly Osbourne que sempre foi viciada em maquiagem e fez questão de participar da pesquisa das cores e texturas dos produtos.
Os produtos começam a ser vendidos ainda este mês e a edição é limitada exclusiva no e-commerce da marca.

Aproveitar o lançamento, né?




STOP.

Até o próximo encontro.Obrigada pela sua visita ao MIX ESTILO.Venha sempre!

Bye-bye, té logo...

Beijinhos,

Fatinha Paes


Nenhum comentário:

Postar um comentário